Síndrome femoropatelar, via Instituto Trata

O que é?

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o fêmur e a patela. Acomete até 25% da população, sendo mais comum em mulheres sedentárias e indivíduos com grau de treinamento elevado.

Causa
Diversas causas podem estar relacionadas com a SDFP como: largura excessiva da pelve, joelho valgo, fraqueza muscular dos músculos do quadril e da coxa, patela alta, insuficiência ligamentar, dentre outros.

Sintomas

Dor na região anterior do joelho, ao subir e descer escadas, ao agachar e saltar, após longo período sentado (sinal do cinema), estalos ao andar e correr, sensação de areia dentro da articulação.

Diagnóstico e exames

Um exame físico deve ser realizado pelo fisioterapeuta especializado ou médico a fim de avaliar prováveis insuficiências de partes moles, acometimento de estruturas articulares, além de fatores que afetem as força e o alinhamento articular.

Tratamentos
O tratamento depende da causa da dor no joelho, sendo geralmente conservador, baseado em técnicas de Fisioterapia. A fisioterapia específica visa melhorar o deslizamento da patela sobre o sulco troclear no fêmur, utilizando exercícios de fortalecimento muscular e correção biomecânica. Os resultados das sessões de fisioterapia vão depender das características individuais de cada paciente.

Postagem original: http://ojoelho.com.br/sindrome-da-dor-femoropatelar/